domingo, 19 de setembro de 2010

Frota padrão de ônibus em todo o Rio ano que vem

Novo modelo de coletivo apresentado ontem deverá representar um ganho estético para a cidade, diz Eduardo Paes | Foto: Divulgação

Todos os coletivos terão, em até um ano, a mesma ‘roupagem’, com cores diferentes de acordo com a região da linha

Do Rede JP News com Notícias do Jornal O DIA.

Rio - Todos os ônibus da cidade estarão padronizados em até um ano. O modelo foi apresentado ontem pelo prefeito Eduardo Paes, durante cerimônia de assinatura do contrato com os quatro consórcios que atuarão no Rio. A nova roupagem dos veículos poderá ser vista nas ruas a partir de 30 de outubro, quando terá início o Bilhete ÚnicoCarioca. 
O município será dividido em quatro grandes regiões e cada concessionária terá exclusividade em uma delas. “A padronização dos ônibus será progressiva nos próximos meses, e a transformação será logo percebida nas ruas”, avisa o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

A cor das tarjas estampadas na lateral, traseira e frente dos veículos indicará a área: na Zona Sul e Grande Tijuca, será azul; na Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio, amarelo, e nas zonas Norte e Oeste, serão, respectivamente, vermelho e verde. “Teremos um ganho estético enorme. Não há nada mais feio do que esses ônibus horrorosos, cada um pintado com uma cor. Em alguns casos, o mau gosto chega a ser assustador”, disse Paes.

Campanhas para evitar confusão

O presidente da federação das empresas de ônibus, a Fetranspor, Lélis Teixeira, adianta que, para evitar confusão com as novas cores e linhas de ônibus, haverá campanhas educativas: “Vamos informar como identificar os veículos”.

Lélis conta que os empresários vão investir na compra de 600 ônibus articulados para circular nos corredores exclusivos para ônibus, BRTs, até 2012. “Com veículos apropriados e boa infraestrutura, mudaremos totalmente o transporte público do Rio”, garante.

Reportagem por Diogo Dias(Jornal O Dia)
Edição: Rodrigo Knowles

Portal Rede JP News
Nóticias em Tempo Real,Nóticias a Toda Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Central JP de Jornalismo agradece seu comentário!