quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

BHTRANS testa dois primeiros modelos de veículos do BRT

Da Redação Rede JP News em Belo Horizonte com Nóticias do Portal Público da BHTrans


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, apresentou os primeiros modelos dos veículos que estão sendo avaliados para operar o Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) na capital.

“Nosso planejamento com o BRT está em dia. O prazo para escolha dos modelos e a quantidade de veículos vai até fevereiro de 2011”, informou Célio Freitas, diretor de Planejamento da BHTRANS. Freitas explicou que existem seis fabricantes de veículos BRT no país e todos os modelos serão testados. Belo Horizonte e a Região Metropolitana terão aproximadamente 500 veículos articulados no Sistema BRT que irão circular nos corredores Cristiano Machado, Pedro II, Carlos Luz, Antônio Carlos, Pedro I e, na Área Central, nas avenidas Paraná, Amazonas e Santos Dumont. A cidade contará com 60 estações de transferência para embarque e desembarque dos usuários nos corredores do BRT. “O BRT possibilitará uma redução significativa no tempo de viagem para usuários”, afirmou Célio Freitas.

O Sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e embarque em nível, agilizando os tempos de embarque/desembarque; sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real; sistemas de informação ao usuário em tempo real; e circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral. A BHTRANS também irá avaliar outros modelos de veículos para operação do BRT. Vale lembrar que podem ser feitas combinações diversas entre chassis e carrocerias existentes no mercado.


As vantagens do BRT são as seguintes: redução nos tempos de espera, de embarque e de viagem; mais conforto; confiabilidade e segurança; facilidade de acesso, embarque em nível e em estações, pagamento antecipado e menor custo de implantação por quilômetro — cerca de 10% do custo de implantação do metrô, conforme a experiência internacional.

Implantações previstas em Belo Horizonte
Para a implantação do BRT em Belo Horizonte, já estão assegurados investimentos para as seguintes vias:
- Corredor Cristiano Machado – 2012;
- Corredor Pedro II / Carlos Luz – 2013;
- Corredor Antônio Carlos / Pedro I – 2012 (Pampulha - Centro) / 2013 (Vilarinho-Pampulha);

Primeiros modelos avaliados

Os primeiros modelos de veículos do BRT  apresentados nesta quinta-feira, 16, para avaliação na operação do Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) de Belo Horizonte. Confira abaixo o perfil dos dois ônibus que estão sendo testados pela empresa:
Modelo BRT: Marcopolo/Mercedes-Benz - Foto: Tom Braga
O veículo Marcopolo/Mercedes-Benz é um ônibus articulado, possui 18,60 metros de extensão e 2,50 metros de largura, motor traseiro a biodiesel e capacidade para 160 passageiros, sendo 47 assentados. O modelo conta com portas laterais à esquerda, poltronas com ergonomia, encosto de cabeça, corredores amplos para o deslocamento de passageiros.


Com chassi Mercedes-Benz fabricado em São Bernardo do Campo (SP) e carroceria da Marcopolo produzida em Caxias do Sul (RS), o modelo da Mercedes circula como BRT nas cidades brasileiras de Curitiba e São Paulo, no Chile e na Colômbia e nos sistemas convencionais de transporte em Vitória e Belo Horizonte – opera em uma linha para a Cidade Administrativa. Conforme esclareceu Gustavo Rossi Nogueira, representante da área de Marketing do BRT da Mercedes-Benz, o veículo apresentado é flexível, podendo ser adaptado às necessidades especificadas pela BHTRANS, inclusive receber ar condicionado, espaço para bicicleta e informação aos usuários. 
Modelo BRT: Neobus/Volvo - Foto: Tom Braga
O veículo NEOBUS/Volvo é um ônibus articulado possui 20 metros de extensão e 2,60 metros de largura, design externo arrojado, motor central a diesel e capacidade para transportar até 160 passageiros, sendo 58 assentados. O modelo conta ainda com portas laterais à esquerda, poltronas com ergonomia, encosto de cabeça, corredores amplos para deslocamento dos passageiros, ampla área envidraçada nas janelas, ar condicionado, três locais para acomodação de bicicletas e espaço no teto para informação aos usuários.




Com carroceria Neobus fabricada em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) e chassi da Volvo produzido em Curitiba, o modelo de BRT Neobus, denominado Mega BRT, é um lançamento e ainda não circula em nenhuma cidade brasileira.  Conforme informou Renato Miotto, representante da área de Marketing da Neobus, o veículo já foi apresentado nas cidades de Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e, agora, em Belo Horizonte.

Edição: Roberto Augusto

Rede JP News
Brasileiro Como Você!